Albuferia
Albufeira foi um dos primeiros lugares na costa sul a acolher turismo no final dos anos 50/início dos anos 60 trazendo os gostos de Sir Cliff Richard, que ainda tem a sua residência principal aqui na zona de Albufeira, entre muitas outras celebridades no âmbito desta maravilhosa costa sul. Numeros turistas internacionais e nacionais passam por Albufeira a cada ano, mas o local ainda mantem e reserva o seu apelo da cidade que sempre foi com as suas ruas estreitas e bares alinhados com fachada de cadeira e pequeno, pitorescas e tavernas tradicionais dando essa sensação maravilhosa Português de hospitalidade.

Um dos lugares mais populares para quase todos na cidade velha de Albufeira é a praça principal, com sua abundância de lojas, restaurantes e bares, todos numa fachada, com lugares no exterior para apenas sentar comer, beber e assistir, e não esquecer os espectáculos de rua e entretenimento de barracas. Albufeira é um daqueles lugares que você só quer visitar e voltar sempre.


      

A Historia de Albuferia
Localizada no centro do Algarve, na região mais a sul de Portugal, Albufeira é sede de concelho e pertence ao Distrito Administrativo de Faro de que dista 39Km. Com uma área de 14.800 ha e uma população a rondar os 40 mil habitantes. As trocas comerciais marítimas com o norte de África levaram a uma ocupação gradual dos povos Mouros em toda a região. O nome de Albufeira provém do árabe Al-Buhera, que significa "Castelo do Mar",

O violento terramoto de 1755 destruíu quase na totalidade a Vila deixando apenas poucas edificações intactas. A reconstrução levou anos e Albufeira começou a recuperar de tamanha tragédia. No Séc. XIX a actividade piscatória promoveu um grande impulso económico. A exportação de peixe e frutos secos foram os principais meios de lucro da região. Albufeira uma das cidades a sul mais fustigada pelas catástrofes naturais.

No início da década de 60, finalmente assistiu-se ao nascimento do turísmo. Albufeira foi procurada por turistas nacionais, mas foi sobretudo com os ingleses que prosperou, provocando um enorme surto urbanístico e a cidade cresceu rapidamente para nascente, local para onde se transferiu a maior parte dos servicos administrativos, incluindo a Câmara Municipal.